quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Diretamente da Gaveta #1

Estimados leitores, inicia-se assim aquela que é uma das rubricas (ainda que a primeira também) que mais prazer me dará ao longo de todo o seu imprevisível processo de construção. Diretamente da gaveta trata de vos passar a mensagem crítica de uma boa, diversa e maravilhosa partição imobiliária aconchegada de livros.


O protagonista a ocupar aquela que é a primeira página da gaveta, não foi escolhido ao acaso. Para mim, uma referência tanto ao nível da escrita bem como ao nível da rádio. A sua complexidade frásica e ao mesmo tempo tão inteligente, a sua cultura animalesca, o seu sentido de humor de fazer doer a barriga são de um brilhantismo enorme. 
Nuno Markl senhoras e senhores é portanto o primeiro e merecido autor a sair diretamente da gaveta com o seu bem sucedido “O Homem que Mordeu o Cão”.
Este clássico está qualquer coisa de extraordinário, é de uma leveza extrema. O autor tratou de se certificar que cada página é um incentivo à próxima.
Apanham-se pelo meio algumas das maiores barbaridades a que o ser humano está disposto (realmente há indivíduos absolutamente estranhos), não fosse este o favoritismo de Markl, bem como as aventuras a que submetem este que se assina como o autor (por vezes ele próprio trata de se submeter).
Ainda assim, incrível seria mesmo a palavra ideal à descrição da obra.
Ora, comédia não é fácil, no entanto Nuno Markl desafia-se em mais um monumental livro da saga muito bem conseguido.

1 comentário: